A umbanda foi fundada no Brasil por razões diversas. Uma delas é essa bagagem religiosa que nos liga ao passado negro e do índio (pretos-velhos e caboclos). Outra razão, foi a de desenvolver junto ao povo, um trabalho mais voltado para os interesses imediatistas, popularescos. Assim, ela teve a facilidade para crescer nesse sítio espiritual, principalmente por afinidade de alguns santos católicos.

Foi anunciada no plano físico, dia 15 de novembro de 1908 em Niterói, pelo espírito que se nominou Caboclo das 7 Encruzilhadas, através do médium Zélio Fernandino de Moraes.

Freqüentemente o Espiritismo é confundido com a Umbanda. E pior, não com a Umbanda de raiz, mas com o popularismo umbandista, que é o sincretismo e mediunismo praticado de sua pior forma.

Por não possuir um corpo doutrinário codificado, de acesso aos adeptos, a Umbanda mistura-se aos cultos que lhe deram origem, tomando uma feição que em verdade não tem.

Existe muito folclore em torno da Umbanda, muita história, muitas práticas desnecessárias e escolhos de toda espécie.

Mas não é nada disso! Na Umbanda, como no Espiritismo, existem pessoas e Espíritos que sabem o que estão fazendo e outros que não tem a menor idéia da gravidade das manifestações. Há seres honestos e desonestos, humildes e orgulhosos, verdades e mentiras, faltas e excessos. É um campo de ação espiritual como outros tantos.

Os umbandistas verdadeiros devem trabalhar para o progresso de seu culto, por uma Umbanda cristã, respeitada, evangilizada, sem sacrifícios, sem rituais excessivos. Dessa forma, poderá atender aos objetivos para os quais nasceu que é fazer com que os trabalhos espirituais primitivos no mundo das idéias, afastando as faixas de atraso e ignorãncia cada vez mais, através de ensinamentos, caridade pura, fé, razão, e muito amor. A reforma íntima do umbadista é um dos espelhos dessa crença tão apedrejada.

Compreender a Umbanda, é entender que de fato cada qual de nós estamos em estágios de evolução diferente, então que possamos desde já exercitar o respeito aos nossos irmãos, quaisquer sejam os níveis, crenças.

A verdadeira Umbanda trabalha com sessões públicas, onde os espíritos guias incorporam em médiuns preparados e através da palavra de amor ajudam a todos os que os procuram. Trabalham também com a magia para desfazer encantos maléficos e para limpar a aura dos que precisam.

Todos os trabalhos desenvolvidos nessa Umbanda cristã são executados pôr entidades guias como caboclos, pretos velhos, crianças, boiadeiros e exus, que são espíritos em evolução mais próximos a nós do plano terrestre e guias orientais que trabalham na cura de males físicos e espirituais.

A Umbanda trabalha com alguns sacramentos que assemelham com algumas outras religiões, uns exemplos o batismo, o casamento.

É uma crença de simplicidade, de humildade, pronta a ajudar o próximo.

A Umbanda é Paz e Amor! Um mundo cheio de Luz!

Coisas que se deve saber sobre a verdadeira Umbanda

Umbanda é Amor e Caridade.    
É a religião que esta à frente dos tempos!

Trabalhos espirituais financeiramente cobrados - Não é umbanda!
Matança de animais, sacrifício e uso de sangue - Não é umbanda!
Assédio sexual e comportamento promíscuo - Não é umbanda!
Falta de moral e desrespeito aos que procuram ajuda espiritual - Não é umbanda!
Trabalhos de amarração e outros similares - Não é umbanda!
Promessas de milagres e soluções materiais mirabolantes - Não é umbanda!
Atalhos para evolução e iluminação sem trabalho espiritual - Não é umbanda 
Umbanda é a manifestação de espíritos para a caridade e evolução
Umbanda é aprender com os mais evoluídos e ensinar aos menos evoluídos
Umbanda é acima de tudo trabalho espiritual
Umbanda é Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração
Umbanda é sinônimo de curador, sacerdote e médium
Umbanda é o templo onde habita Oxalá e seus Orixás, junto de nós e nossos guias Espirituais de Luz, Amor, Justiça e Caridade