Entidades ou Guia nada mais é que a Forma e apresentação dos Espíritos na Umbanda.

A Umbanda é a Lei regida por princípios e regras em harmonia que não podemos alterar pela simples vontade;

todos os que conscientemente, tentaram alterá-la, sofreram diferentes dissabores.

Repetimos e afirmamos: a Umbanda é o movimento do Círculo Inicial do Triângulo e este, é o Ternário ou a Tríade, que exterioriza suas vibrações através de três formas ordenadas pela Lei, que são místicas pois simbolizam:

A pureza, que nega o vício, o egoísmo e a ambição;

A simplicidade, que é o oposto da vaidade, do luxo e da ostentação;

A humildade, que encerra os Princípios do amor, do sacrifício, e da paciência, ou seja, a negação do poder temporal...

As três formas que simbolizam estas virtudes são as Crianças, Caboclos e Pretos-Velhos, que ainda traduzem: o Princípio ou Nascer, o Meio ou a Plenitude da Força e a Velhice ou o Descanso, isto é a consciência em calma, o abandono das coisas materiais... o esquecimento do ilusório para o começo da realidade.

São espíritos ocupantes das formas que revelam Karma limpo, uma iluminação interior, que são chamados a cumprir missão na Lei de Umbanda, e por seus conhecimentos e afinidades, são ordenados em uma das três formas já citadas... velando assim suas próprias vestimentas karmânicas.

Esta metamorfose é comum aos que tomam a função de Orixás ou Guias que assim procedem, escolhendo por afinidade uma dessas formas em que muito sofreram e evoluíram numa encarnação passada.

Para os que são classificados como Protetores, em quase maioria, não se faz necessário essa transformação, porque conservam ainda uma das três formas em seus corpos astrais.

Saibam todos que tudo isso não é mera concepção nossa; obedece lógica, ao estudo e a experiência, verificadas em centenas de aparelhos(médiuns), através das respostas de suas entidades sobre o assunto.

Como poderão compreender, tudo gira e se expressa nas Três Formas, ou seja, na Tríade, que, por analogia, é o reflexo da Triologia Sagrada, o Ternário Humano, sintetizado na Unidade que é a manifestação de Deus.

O número Três reina por toda parte no universo, é tríplice em suas esferas concêntricas; o Mundo Natural, o Mundo Humano, e o Mundo Divino. Até no homem são três as partes que o formam: corpo, alma, espiríto. Porque foi da combinação de três forças primordiais (Espírito, Alma, Matéria) que surgiu a forma dos seres que povoam Universos dentro do centro Cosmo, limitado e ilimitado em si mesmo. Outra citação é a própria unidade do cristianismo com o Pai, Filho e o Espírito Santo.

Suas apresentações nos aparelhos(médiuns) devemos compreender como: características tríplices das manifestações chamadas incorporativas, que se externam: Pelas flexões fisionômicas, vocais e psíquicas; Pelo ponto cantado ou prece; Pelos sinais riscados, ou pontos riscados. 

 

Saiba um pouco mais sobre Entidades - Guias

Caboclos

São entidades, espíritos de índios brasileiros e sul americanos, que trabalham na caridade como verdadeiros conselheiros, nos ensinando a amar o próximo e a natureza, são entidades que tem como missão principal o ensinamento da espiritualidade e o encorajamento da fé, pois é através da fé que tudo se consegue.

Usam em seus trabalhos ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física, ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, que limpam a nossa áura e proporcionam uma enregia de força que irá nos auxiliar para que consigamos o objetivo que desejamos, não existe trabalhos de magia que possam lhe dar empregos e favores, isso não existe de verdade, o trabalho que eles desenvolvem é o de encorajar o nosso espírito e prepará-lo para que consigamos o nosso objetivo.

A magia praticada é sempre positiva, não há na verdaeira Umbanda trabalho de magia negativa, pelo contrário, a Umbanda trabalha para desfazer a magia negativa.

Os Caboclos da Umbanda são entidades simples e através da sua simplicidade passam credibilidade e confiança a todos que os procuram.

Seus trabalhos de magia costumam usar velas, essências, flores, frutas, charutos e incenso.

Quando fazemos uma obrigação para uma Entidade de Umbanda e colocamos frutas etc, esta comida não é pra eles comerem, espíritos não precisam de comida, o alimento que esta ali depositado, serve como alimento espiritual, isto é, a energia que emana daquela comida é transmutada e utilizada para o trabalho a favor do consulente, da mesma forma o charuto que o Caboclo fuma, é usado na limpeza, passes.

Os Caboclos são entidades fortes, esguios e viris.

Como foram primitivos conhecem bem tudo que vem da terra, assim Caboclos são os melhores guias para ensinar a importância das ervas e dos alimentos vindos da terra, além de sua utilização.

Os Caboclos possuem grande elevação espiritual, são subordinados aos Orixás, o que lhes concede uma força mestra na sua personalidade e forma de trabalho.

Costumam usar durante as giras, penachos e fumam charutos. Falam de forma rústica lembrando sua forma primitiva de ser, dessa forma mostram através de suas danças muita beleza, própria dessa linha.

Seus "brados", que fazem parte de uma linguagem comum entre eles, representam quase uma senha entres eles. Cumprimentos e despedidas são feitas usando esses sons.

Nas matas, rios, cachoeiras, praias, montanhas sempre haverá a presença de um Caboclo, assim como entre plantas e animais.

São regidos sob a vibração do Orixá Oxóssi - São Sebastião.

Pretos Velhos

Quando se fala em Pretos Velhos, fala-se de uma grande faixa vibratória onde espíritos afins se encaixam para cumprirem sua missão. Foram ex-escravos e negros africanos que não chegaram a ser escravos. Constam os também os que nem foram negros africanos, nem escravos, mais que por afinidade escolheram a Umbanda para cumprirem sua missão.

O termo "velho", "vovó", "vovô" é para sinalizar sua experiência, pois subentendemos que essa pessoa já tenha vivido muito mais tempo. Adquirindo assim mais coisas para contar e passar, principalmente essa pessoa já viveu o suficiente para ter aprendido a ter paciência, compreensão, menos ansiedade para a vida. Pessoas mais velhas aconselham, e a grande característica dessa linha é o Conselho. São chamados carinhosamente de psicológos na Umbanda.

Suas vestimentas e apetrechos são bem simples, não necessitam de muitos artifícios para trabalhar, necessitam apenas contar com a atenção e a concentração do seu médium durante a consulta. Usam cachimbos, lenços, toalhas, bengalas e as vezes fumo de rolo ou cigarros de palha. Os cachimbos são para se utilizarem da fumaça sobre a pessoa que está recebendo o passe limpando a aura de larvas astrais e energias negativas.

Sua forma de incorporação é compacta, sem dançar ou pular muito. A vibração começa com um peso nas costas e uma inclinação de tronco pra frente, e os pés fixados no chão. Se locomovem apenas quando incorporam para as saudações necessárias e depois sentam e praticam sua caridade. Podemos encontrar alguns que se mantém em pé. É possível ver Pretos Velhos dançando, mais esse dançando é sutil, apenas com movimentos dos ombros ou quando sentados, com as pernas.

Essa simplicidade se expande, tanto na sua maneira de ser quanto na de falar. Usam vocabulários simples, sem palavras rebuscadas. Sua maneira carregada de falar é para dar idéia de antiguidade.

Além disso os Pretos Velhos nos ajudam a enxergar que a prática da caridade, é vital para nossa evolução espiritual.

A linha é um todo, com suas características gerais, ditas acima, mais como cada médium possui uma coroa diferente, isso determina as diferenças entres os Pretos Velhos.

Essas diferenças ocorrem porque Pretos Velhos são trabalhadores de orixás (Ogum, Oxum, Xangô, Inhasã, Oxossi, Nanã, Obaluaê, Yemanjá e Oxalá) e trazem para sua forma de trabalho a essência daquela força da natureza para quem eles trabalham.

Essas diferenças são primeiramente evidenciadas na maneira de incorporação.

Não é só na forma física que devemos observar as diferenças, mais também na maneira de trabalhar e a especialidade dele.

Resumindo, Pretos Velhos significam paciência, carinho, resignação, sabedoria e humildade.

 

Salve os nossos caridosos Pretos Velhos!

 

Crianças

Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em qualquer tipo de trabalho, mas, são mais procurados para os casos de saúde, família e gravidez.

Elas estão muito ligadas às cores, ao arco-íris, alegria, desprendimento material e pureza. 

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática da caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces. 

Muitos não conseguem ver a importância dos trabalhos das Crianças, não percebem o quanto elas realizam apenas “brincando”, comendo doce e bolos, tomando refrigerantes. 

Resumindo crianças trabalham e muito, que para elas é uma alegria. 

A “força Ibeji” é a força infantil do plano encantado das Crianças. 

Assim como todos os servidores de Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás. 

Também são chamadas de “Ibejis”, "Bejada", “Erês”, “Cosminhos”.

Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessário muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida. É comum em uma gira de criança, ver um médium "cambaleando" antes de incorporar inteiramente, isso se dá devido a "disputa" que estes espíritos travam para ver quem incorpora primeiro, bem típico desta linha. 

Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas" são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... 

Estas características, que as vezes nos passam desapercebido, são sempre formas que eles tem de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou algúem da assistência. 

Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente é atendido de maneira bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma criança e não o dê assim que seu pedido for atendido, pois a "brincadeira" (cobrança) que ela fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada" assim. 

Enfim, representam o amor. As crianças nos ajudam e muito a renovar nossas atitudes, a começar de novo, como uma criança que começa outra vez sua tarefa no plano material. 

É impossível nos mantermos insensíveis às vibrações de felicidade, alegria, amor e esperança que nossas queridas “crianças” nos trazem através dos Rituais de Umbanda 

“O Reino dos Céus pertence às Crianças, aos puros de coração”.

 

 

Exus

São entidades em evolução, são muito procurados para resolver os problemas da vida sentimental e material. São espíritos que já encarnaram na terra.

Foram nobres, príncipes, lordes, almirantes, reis , rainhas, condes, princesas etc... Porém Exus e Pomba-giras não revelam sua identidade por razões espirituais, pois ao se despirem da vaidade terrena, têm oportunidade de evoluírem mais rapidamente. Todavia, algumas entidades pedem que sejam colocados no vestuário pequenos detalhes sugestivos de suas antigas afinidades.

Os Exus usam habitualmente uma calça comprida branca ou preta, para compor o restante do seu vestuário geralmente usam o vermelho, cartolas e bengalas. As Pomba-giras obedecem a essas mesmas especificações de cores em vestidos, acompanhado de adornos (braceletes, cordão, anel), perfumes e rosas. 

Alguns Exus foram pessoas como qualquer outra pessoa comum. Que cometeram alguma falha e escolheram, ou foram escolhidos, a vir nessa forma para se redimirem de seus erros passados, outros, são espíritos evoluídos que escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo, orientando as pessoas e combatendo o mal. Estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda.

Costumam trabalhar com velas, charutos, cigarros, bebidas fortes, punhais em seus pontos riscados, velas brancas, pretas e vermelhas. 

Estes espíritos, assim como os Pretos Velhos, e crianças, são servidores dos Orixás.

Não se deve confundir os Exus da Umbanda com Exu da Nação (Candomblé), pois são diferentes. Nenhuma outra entidade causa tanta polêmica quanto a do Exú. Existe muita desinformação e falta de conhecimento a seu respeito. 

Negros africanos em suas danças nas senzalas, nas quais os brancos achavam que eram a forma deles saudarem os Santos, incorporavam alguns Exus, com seu brado e jeito maroto e extrovertido assustavam os brancos que se afastavam ou agrediam os Negros escravos dizendo que eles estavam possuídos por Demônios. Muitos médiuns despreparados ou anímicos, ou pertubados mental e espiritualmente, recebiam Exus que diziam-se Demônios. Nessa onda de horror ou de terror, alguns autores do passado, por falta de conhecimento ou por ignorância, fizeram tabelas de "nomes cabalísticos dos diabos". Comerciantes inescrupulosos ou, simplesmente, ignorantes, criaram imagens de Exus como diabos, cada vez mais estranhos e aterradores (cifres, rabos, partes de animais).

Hoje em dia as casas de Umbanda (centros, terreiros, tendas), pelos estudos, pelo conhecimento e pela orientação dos reais Exus, estão abolindo essas imagens e condenando seu uso.

Dentre várias funções dos Exus são: A abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações. Resgates dos irmãos no plano astral inferior. Defensores em portas de colônias, hospitais. Exú conhece o íntimo do ser humano porque foi criado do mesmo material que nós. Ele sabe tudo o que nós precisamos para viver, como trabalho, dinheiro, moradia, amor, sexo, etc.